Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como ser um bom PROGRAMADOR DE JOGOS:

4 participantes

Ir para baixo

Como ser um bom PROGRAMADOR DE JOGOS: Empty Como ser um bom PROGRAMADOR DE JOGOS:

Mensagem por ~~Chokitho~~ Sex Abr 20, 2012 5:57 pm

Programe jogos:

Esta é a coisa mais importante que um programador de jogos pode fazer. Não importa em qual linguagem ou tipo de jogo. O que importa é voce adquirir experiências programando jogos completos do início ao fim, e ter uma idéia geral de como tudo acontece. Outra dica seria dar preferência para vários projetos menores ao invéz de um único grande. Lembre-se, programar um mod é legal, mas prefira fazer algo seu, mesmo que seja simples. Monte um portifólio do seu trabalho.

Domine o básico:

Como um programador de jogos, há certas técnicas que você deve levar em sua bagagem. Entenda bem matrizes, vetores e suas operações, estrutura de dados e algoritimos, e principalmente, fundamentos de engenharia de software e programação orientada a objetos.

Conheça um pouco de C++:

Muitos jogos ainda são desenvolvidos com C++, para ser um bom programador você precisa pelo menos ter um conhecimento médio desta linguagem. Não preocupe-se em dominá-la por completo ainda. Até porque C++ é um lingugem bem “suja” e cheia de truques.

Concentre-se e uma escrita sólida, código limpo sem truques ou atalhos da linguagem. Não seja radical no uso de APIs (DirectX, OpenGL, etc), conheça os beneficios das demais disponíveis no mercado.

Aprenda mais de uma linguagem, de preferência uma com outra arquitetura e sintaxe bem diferente, como Python, LUA ou Java. Elas darão uma nova perspectiva tornando você um programador mais eficiente.

Nunca pare de aprender:

Não pense, nem por um momento, que uma faculdade será suficiente para ser um bom profissional da área. Um bom programador está sempre aprendendo coisas novas, mesmo depois de anos de experiência.

Com certeza não vão faltar novidades a serem aprendidas: novos hardwares, linguagens, tecnicas, API´s e algoritimos. E com tantos recursos para o desenvolvimento de jogos lá fora, não há desculpa para não estar sempre aprendendo através de livros, revistas, web sites e conferências.

Comunique-se:

Uma boa comunicação dentro de uma equipe é questão de vida ou morte na programação de jogos. Você deve comunicar-se de forma eficiente para coordenar esforços com os outros programadores, tanto para explicar como o seu código funciona para os artistas e designers, como também para entender qual feature o resto da equipe necessita. Isto sem falar que uma boa comunicação com seu chefe é um grande passo para um crescimento mais rápido, é importante mostrar o que você tem feito.

Como você adquire uma boa comunicação? Fazendo apresentações, compartilhando o que você tem feito com outras pessoas durante o lanche, escrevendo um blog detalhando suas experiências, ou participando em fóruns e lista de e-mails sobre desenvolvimento de jogos.

Ferramentas do mercado:

Aprender toda a teoria sobre progamação é importante, mas quando chega a hora da prática, você utilizará determinadas ferramentas para programação. Procure um bom editor, programa de controle de código e um debugador. Não se preocupe tanto qual seria o melhor do mercado, o importante é saber bem o que você pode fazer com ele e também utilizá-lo de forma eficiente.

Trabalhe com uma equipe em um grande projeto:

Se você trabalhou apenas sozinho em projetos, terá um grande choque quando iniciar seu primeiro emprego na indústria de jogos. Você terá que que além de explicar como seu código funciona, também preocupar-se em modificar grande blocos de código escrito por outros programadores. Procure ter experiências em grupo na escola, faculdade ou até mesmo em projetos de código aberto na web.

Jogue e estude os games:

Você deve sempre estar a par do último lançamento do mercado, além das últimas novidades tecnologicas na indústria. Não apenas jogue, estude os games.

Tente descobrir qual técnica de renderização de sombra eles estão usando, ou qual AI esta fazendo aquelas decisões táticas naquele game de estratégia. Encontre informações através de postmortems (Diário de bordo de um projeto finalizado) ou lista de e-mails e analise como elas podem ser aplicadas em seu jogo.

Escolha uma área de especialização:

Um programador efeciente tem um bom entendimento de como as diferentes áreas de um jogo trabalham juntas: graficos, AI, detecção de colisão, rede, interface do usuário, input, física e todo o resto.

No início de sua carreira, é muito importante ter uma visão do todo, mas em paralelo, iniciar a pensar em qual área você gostaria de dar mais foco. Depois de alguns anos você estará apto a especializar-se mais, tornando-se um expert nesta área.

Tenha uma educação diversificada:

Não tenha medo de abrir um pouco seus horizontes e aprender coisas não relacionadas diretamente a programação. Ter uma educação diversificada, ou até um passa-tempo não relacionado ao desenvolvimento de jogos, podem trazer grandes beneficios, muitos deles até inesperados.

Acima de tudo, aplique-se em terminar sua graduação da melhor forma possível aproveitando todo o conhecimento de professores e colegas.
~~Chokitho~~
~~Chokitho~~
Moderador
Moderador

Mensagens : 125
Pontos : 212
Data de inscrição : 19/03/2012
Idade : 26
Localização : ~[C]hokilandinha'

Ir para o topo Ir para baixo

Como ser um bom PROGRAMADOR DE JOGOS: Empty Re: Como ser um bom PROGRAMADOR DE JOGOS:

Mensagem por pepe-pepe05 Sáb Abr 21, 2012 3:07 pm

muito bom Very Happy
pepe-pepe05
pepe-pepe05
Administradores
Administradores

Mensagens : 264
Pontos : 720
Data de inscrição : 14/11/2011
Idade : 25
Localização : no meu pc haha:D

https://cheatswarez.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Como ser um bom PROGRAMADOR DE JOGOS: Empty Re: Como ser um bom PROGRAMADOR DE JOGOS:

Mensagem por Natanaell15 Qua Abr 25, 2012 3:18 pm

Show Very Happy + no posto Very Happy
Natanaell15
Natanaell15

Mensagens : 12
Pontos : 23
Data de inscrição : 10/12/2011
Idade : 26
Localização : Meu pc xD

https://cheatswarez.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Como ser um bom PROGRAMADOR DE JOGOS: Empty Re: Como ser um bom PROGRAMADOR DE JOGOS:

Mensagem por pipownaruto Seg maio 28, 2012 8:01 pm

ow matheus (chokito) tu sabe mexer no VB?
pipownaruto
pipownaruto

Mensagens : 43
Pontos : 66
Data de inscrição : 23/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Como ser um bom PROGRAMADOR DE JOGOS: Empty Re: Como ser um bom PROGRAMADOR DE JOGOS:

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos